O prefeito de Pouso Alegre, Coronel Dimas, fez um balanço sobre a situação das chuvas na cidade. "O Rio Mandu chegou a 5,40 metros acima do seu nível, mas não houve registro de problemas graves." Segundo o prefeito, "diversas obras realizadas desde janeiro de 2024 tiveram impacto positivo na drenagem do município." Veja o vídeo.
"No Vale das Andorinhas, onde havia apenas uma manilha, foram instaladas quatro, melhorando o escoamento da água." A ponte do Baronesa recebeu intervenções no início do ano, "mesmo durante o período chuvoso, e apresentou resultados positivos." No bairro São Judas, "as obras de drenagem ainda não foram finalizadas, mas já contribuíram para evitar alagamentos." Segundo o prefeito, "se essas intervenções não tivessem sido feitas, as casas dessas comunidades estariam inundadas."
Outra obra mencionada foi "a drenagem na via Jaci Laraia e nas ruas paralelas. Com isso, não foram registrados problemas de alagamento nessa região." Além disso, "investimentos foram feitos nas bombas da Dique 1, Diquinha e Dique 2, evitando que a várzea do São Geraldo e a lagoa da Banana extravasassem e causassem transtornos."
O nível do Rio Sapucaí continua subindo, mas o Rio Mandu apresentou uma leve baixa nesta quarta-feira (05), segundo a Defesa Civil. Os registros apontam que o Rio Sapucaí, na ponte do bairro Belo Horizonte, atingiu 5,65 metros, aumentando 5 centímetros. O Rio Sapucaí Mirim, no bairro Shangri-lá, manteve-se em 4,15 metros, sem alterações. O Rio Mandu, na ponte Marcílio Alves, teve uma redução de 10 centímetros, chegando a 4,4 metros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para novas chuvas intensas entre quarta-feira (05) e quinta-feira (06). "O volume de chuva pode chegar a 50 milímetros, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas."
Créditos (Imagem de capa): Redes Sociais
Comentários: