ESTUDO: São Thomé das Letras, no Sul de Minas Gerais, é a cidade com a maior proporção de moradores “solo” no Estado. São 820 pessoas que não dividem moradia com ninguém, o que representa 29,2% dos domicílios do município conhecido pelo turismo “místico” – a cidade é rodeada por lendas sobrenaturais e a paisagem da Serra da Mantiqueira. O dado, divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é do Censo 2022, que indicou um aumento de 7 pontos percentuais no número de mineiros morando sozinhos em 12 anos.
De acordo com a pesquisa, das 7,5 milhões de residências em Minas Gerais, 20% são formadas por apenas um morador – ou seja, são mais de 1,5 milhão de pessoas vivendo só. Esse tipo de formação só perde para o núcleo familiar, composto por um casal, com ou sem filhos, ou por uma pessoa com filhos, que representa 64,7% das casas do Estado – isto é, mais de 4,8 milhões.
Ao contrário de todas as outras formas de morar (casais, família, amigos ou casas compartilhadas), que reduziram em número, a proporção de moradores solo cresceu de 13,1% para 20,0% em Minas em 12 anos. É uma tendência acompanhada em nível nacional. No Rio de Janeiro, a cidade com mais pessoas morando sozinhas, a proporção é de 23% do total de domicílios.
Além de São Thomé das Letras, o estudo elencou outras quatro cidades com maior proporção de moradores solo em Minas Gerais – confira no ranking na matéria completa em nosso portal, no link da bio!
Créditos (Imagem de capa): Redes Sociais
Comentários: