O senador Cleitinho (Republicanos) aparece em um vídeo em cima de um trator incentivando motoristas a evitarem o pagamento de um pedágio previsto para entrar em operação na BR-040, em Paracatu (MG), a partir de 10 de março. No registro, publicado na última sexta-feira (14), ele orienta os motoristas a utilizarem uma rota alternativa para fugir da cobrança. Veja o vídeo.
Acompanhado pelo prefeito de Paracatu, Igor Santos, Cleitinho mostra um desvio “particular” no município e afirma que entrará com uma ação para impedir a instalação da praça de pedágio. “Vocês querem sacanear o povo, então vocês vão ver sacanear vocês também”, declarou.
"Nós estamos fazendo um desvio particular aqui; porque ali (BR-040) é do governo, aqui é particular! A partir de 10 de março, vai ter desvio; pode passar por aqui que ninguém vai pagar pedágio! Isso aqui é particular, não é do governo estadual nem do governo federal", disse o senador.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou que a prática de evasão de pedágio é considerada infração de trânsito grave, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (artigo 209). Segundo o órgão, os motoristas que desviarem da praça de pedágio podem ser multados e perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), podendo ainda ocorrer penalidades adicionais.
A ANTT acrescentou que realiza fiscalizações e pode adotar medidas como instalação de barreiras físicas, monitoramento por câmeras e até ações judiciais contra desvios irregulares.
Ainda de acordo com a agência, as chamadas "rotas de fuga" prejudicam o contrato de concessão da rodovia e podem resultar em questionamentos administrativos e judiciais.
Créditos (Imagem de capa): @cleitinhoazevedo
Comentários: