Os projetos que reconhecem o rodeio como patrimônio cultural imaterial de Pouso Alegre e regulamentam a atividade no município foram retirados da pauta de votação na noite desta terça-feira (8), durante sessão da Câmara Municipal. A decisão foi tomada após pedidos de vista dos vereadores Dionísio (Republicanos), e Oliveira Altair (Republicanos). Veja o vídeo.
A sessão foi marcada por manifestações intensas tanto a favor quanto contra as propostas. De um lado, defensores da cultura rural e da tradição dos rodeios. Do outro, protetores dos animais e ativistas contrários à prática. A presença do público lotou o plenário.
As propostas são de autoria dos vereadores Fred Coutinho (Republicanos) e Leandro Morais (União Brasil), que argumentaram sobre a importância cultural e econômica do rodeio, além da necessidade de regulamentação da atividade para garantir segurança e legalidade nos eventos.
O vereador Hélio Oliveira (PT), contrário aos projetos, apresentou parecer técnico da Superintendência Municipal de Cultura. O documento apontou que o reconhecimento do rodeio como patrimônio cultural imaterial carece de legitimidade, pois não seguiu os trâmites exigidos pelo Conselho Municipal de Cultura — órgão responsável por iniciar o processo de tombamento e proteção formal de bens culturais locais.
Os projetos devem voltar à pauta da Câmara na próxima semana. Grupos defensores do rodeio e protetores dos animais já anunciaram que retornarão ao plenário para acompanhar a nova votação e pressionar os vereadores.
Créditos (Imagem de capa): Conexão TV Web
Comentários: