A Prefeitura de Pouso Alegre irá iniciar em 18 de novembro um censo habitacional que servirá como pré-cadastro para o programa Minha Casa, Minha Vida e outros programas habitacionais. O censo, que seguirá até 31 de dezembro, será realizado online no site da Prefeitura (www.pousoalegre.mg.gov.br) e contará com QR Codes distribuídos em pontos estratégicos da cidade para facilitar o acesso dos moradores. Veja o vídeo.
O levantamento tem como objetivo mensurar o déficit habitacional do município, possibilitando uma melhor organização dos programas e a priorização das famílias que mais necessitam. Pessoas de todas as faixas de renda poderão participar, e quem tiver dificuldades para preencher o formulário online pode se dirigir ao Departamento Municipal de Habitação, localizado na Rua Jorge Beltrão, 135, Bairro São José. O departamento também está disponível para contato pelos telefones (35) 3449-4063 ou (35) 99927-3448, ou pelo e-mail: habitacao@pousoalegre.mg.gov.br.
A construção de novas moradias já começou, com 100 unidades em execução no Jardim São Fernando, próximo ao Cidade Jardim, e a previsão é de que até 1.000 moradias sejam construídas até 2028.
As inscrições definitivas para o programa Minha Casa, Minha Vida, que já está com 100 unidades em construção, começarão no primeiro trimestre de 2025. Apenas famílias que se inscreverem no censo habitacional poderão participar dessa próxima etapa de seleção.
As unidades habitacionais terão área mínima de 41,50 m², incluindo sala, dois dormitórios (um de casal e outro para duas pessoas), cozinha, área de serviço, banheiro e varanda. Cada unidade terá um valor máximo de R$ 150 mil. Famílias com renda de até R$ 2.640 poderão financiar em até 60 meses sem juros. Beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) receberão a casa já quitada.
Esse programa é fruto de uma parceria entre o município, que doou o terreno, e o governo federal, que fornece os recursos necessários para a construção das moradias.
Comentários: