Moradores de rua em Pouso Alegre foram alvo de uma operação da Prefeitura realizada na manhã desta terça-feira (26) na Estação Cidadania (Praça CEU), na Av. perimetral. A ação teve como objetivo organizar o espaço público e encaminhar pessoas para serviços sociais. As atividades incluíram limpeza, capina, poda de árvores, retirada de entulhos e o plantio de 20 mudas nas margens do Rio Mandu. Veja o vídeo.
Segundo a Administração Municipal, foram realizados cadastros e triagens, resultando no encaminhamento de quatro dependentes químicos para clínicas de reabilitação, uma pessoa para o mercado de trabalho e duas para atendimento social.
Além disso, a Prefeitura informou que a área foi revitalizada, incluindo a travessa que liga a Avenida Pinto Cobra à Ponte do Rio Mandu, e foi feita uma inspeção para identificar focos de dengue, sem registros de infestações. Durante a ação, houve monitoramento do trânsito para garantir a segurança da população, e a operação contou com o apoio da Polícia Militar.
O Superintendente de Defesa Civil e Social, Anderson Silveira, afirmou: "A ação na Estação Cidadania é uma medida preventiva para mitigar os riscos associados à concentração de pessoas em situação de rua em espaços públicos. Ao oferecer assistência e promover a revitalização do local, estamos criando um ambiente mais seguro".
O Prefeito Coronel Dimas também se manifestou sobre a iniciativa: "Sabemos da importância da segurança para nossa população e, apesar de ser uma competência do Estado, estamos tomando todas as providências legais necessárias para garantir mais tranquilidade aos cidadãos. As ações para resolver a situação da população em situação de rua estão em andamento e, com a chegada da Guarda Municipal, a segurança será reforçada".
Créditos (Imagem de capa): Prefeitura de Pouso Alegre
Comentários: