A mãe solo Cinthya Cristina, de 35 anos, emocionou a web ao celebrar a emissão do RG social do filho trans de sete anos, o pequeno Miguel. Cinthya compartilhou o momento como um marco de amor, respeito e reconhecimento pela identidade do menino. “Sou a mãe do Miguel, e você não imagina o quanto me honra poder dizer isso”, escreveu nas redes sociais. Veja o vídeo.
Segundo ela, aos 4 anos Miguel começou a demonstrar desconforto com a própria aparência e com o modo como era tratado. As queixas constantes com o cabelo longo, as roupas e os pronomes usados para se referirem a ele passaram a gerar até dores físicas. Foi aí que a mãe, ainda sem saber sobre a existência de crianças trans, decidiu buscar ajuda. “Tive que estudar, entender o que estava acontecendo com ele. Como eu não sabia que existia, não era uma coisa que era possível na minha cabeça”, contou.
Um dos momentos mais marcantes para Cinthya foi quando decidiu cortar o cabelo do filho, atendendo a um pedido que ele fazia. “Do dia que eu cortei o cabelo até hoje, ele nunca mais apresentou nenhuma dor. Não teve mais dor abdominal, gritos, choros, medo, mais nada, acabou”, relembrou. “Eu tenho um filho antes do corte de cabelo e um filho depois do corte de cabelo. O sorriso dele na hora que viu o cabelo cortado foi instantâneo. Iluminou aquela criança”.
Créditos (Imagem de capa): @maedequatrogemeos
Comentários: