CONQUISTA EMOCIONANTE: Na infância, Izabela Cristina Pacheco Silva assistia a um programa jornalístico quando ouviu falar sobre biologia molecular. Naquele dia, ela percebeu como a engenharia genética poderia contribuir para a solução de doenças sem cura. O desejo da jovem de Belo Horizonte, que estudou no Colégio Militar, em participar de pesquisas para a melhora da saúde pública foi combustível para que, aos 20 anos, ela fosse aprovada, com bolsa integral, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo. Veja o vídeo.
Izabela registrou, em vídeo, o momento da abertura da carta de aceitação. A jovem, que tentou outras universidades, mas deixou a leitura da resposta de Harvard por último, esperou que os pais pudessem estar presentes para descobrir se havia ou não sido aceita. “Eu abri, me tremendo toda. Foi uma felicidade muito grande. Uma das melhores sensações da minha vida. Demorei a dormir com medo de que fosse um sonho”, descreveu.
Para conseguir a aprovação, a jovem contou com o apoio do Prep Program, iniciativa preparatória individualizada da Fundação Estudar voltada para jovens com excelência acadêmica que desejam cursar a graduação no exterior. No programa, são oferecidas mentorias e orientações sobre o processo de candidatura estrangeira, além de dicas de estudo. As inscrições para a edição 2025/2026 estão abertas até 22 de setembro.
“Foi essencial para eu ter passado. Eu tinha como desafios a procrastinação, a comparação [com outros candidatos] e o perfeccionismo. O programa me ajudou muito com isso, porque temos bastante suporte. Me ajudou muito com entrevistas também, porque eu era meio tímida”, explicou.
Créditos (Imagem de capa): Arquivo Pessoal
Comentários: