Uma jaguatirica resgatada em Santa Rita do Sapucaí, que havia sofrido graves queimaduras causadas por um incêndio florestal, morreu na madrugada desta quinta-feira (26). O animal estava muito debilitado e com lesões severas nas quatro patas, já infestadas por larvas. Veja o vídeo.
O felino foi encontrado na quarta-feira (25), quando se refugiou no banheiro externo de um sítio na região da Serra do Paredão, após o incêndio. Um vídeo divulgado mostra a jaguatirica deitada no local, com marcas de sangue pelo chão e nas paredes, evidenciando a gravidade das lesões.
Os moradores que encontraram o animal acionaram a Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA), que, com a ajuda da população, resgatou o felino. A jaguatirica foi levada para uma clínica veterinária por volta das 21h, onde recebeu atendimento médico.
As queimaduras nas patas eram graves, resultando em necrose e fraturas expostas, o que agravou ainda mais a condição do animal. As larvas que infestaram as feridas causaram uma miíase (bicheira), tornando a situação ainda mais crítica. Segundo os veterinários da clínica Univet, parceira da PMMA, a jaguatirica estava com uma infecção grave, provavelmente originada pelos ferimentos.
A dificuldade para caminhar, devido às queimaduras, prejudicou a capacidade do felino de caçar e se alimentar, deixando-o extremamente debilitado ao chegar na clínica. Os veterinários aplicaram analgésicos, antibióticos e fluidoterapia para tentar estabilizá-lo, mas, devido à gravidade do quadro, o animal sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu durante a madrugada.
Créditos (Imagem de capa): Jornalista Fernando Lima / Polícia Militar do Meio Ambiente
Comentários: