As imagens são impressionantes. Um caminhão faz zigue-zague na pista da rodovia Rio-Santos, no litoral de São Paulo. Os motoristas que vêm atrás se assustam e ligam o pisca-alerta. Mais para frente, o caminhoneiro invade a pista contrária, aterrorizando quem estava na estrada. Veja o vídeo.
Quem dirige é um homem embriagado e drogado com uma extensa ficha de infrações de trânsito. Neste dia, ele passou por cima de uma moto e acabou matando o metalúrgico Rafael da Silva Oliveira, de 33 anos.
O caminhoneiro foi preso em flagrante. Roberval José Sebastião é motorista profissional há 15 anos. O exame do IML apontou que ele havia bebido e usado drogas. Roberval tem 36 anos, está preso e vai responder por vários crimes. Entre eles, o assassinato de Rafael.
Conforme a reportagem, Roberval tem um longo histórico de infrações graves no trânsito. Entre janeiro de 2020 e outubro de 2023, ele foi multado 25 vezes. Os principais motivos:
Dirigir em alta velocidade;
Dirigir sob efeito de drogas e álcool;
Avançar o sinal vermelho.
Em outubro de 2023, Roberval já tinha, em alta velocidade, desafiado a polícia. Ele também não obedeceu à ordem de parar o caminhão. Na época, ele confessou o consumo de cocaína e disse que dirigiu tendo alucinações. O caminhoneiro alegou que “a mãe tinha falecido naquele ano” e que “a esposa o deixou devido ao uso de entorpecentes”. Ele pôde responder em liberdade e ficou com a habilitação suspensa até agosto, depois que a defesa fez um acordo com o Ministério Público. Roberval pagou R$ 600 de multa e o processo foi extinto, sem punição.
Em 9 de setembro, recebeu a habilitação de volta. Treze dias depois, dirigiu de forma ainda mais perigosa e matou o metalúrgico Rafael da Silva Oliveira.
Créditos (Imagem de capa): Redes Sociais
Comentários: