Conexão TV Web

MENU

Conexão News / Sul de Minas

Moradores do Sul de Minas recebem alerta falso sobre terremoto em Ubatuba.

O aviso também foi recebido por moradores da capital paulista e do Rio de Janeiro. Entretanto, o Centro de Sismologia da USP informou que não houve registro de tremores na região.

Moradores do Sul de Minas recebem alerta falso sobre terremoto em Ubatuba.

Imagens

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

ALERTA FALSO: Moradores do Sul de Minas Gerais foram surpreendidos por um alerta de terremoto emitido pelo Google na madrugada desta sexta-feira (14). O aviso, que indicava um tremor no mar a 55 km de Ubatuba, litoral de São Paulo, foi enviado para celulares com sistema operacional Android, mas rapidamente foi desmentido pelas autoridades.


A notificação mencionava uma magnitude entre 4,2 e 5,5. Moradores de cidades como São Lourenço, Passa Quatro e Itajubá relataram ter recebido o alerta por volta das 2h20. O auxiliar de topografia Jhonatas de Souza Maciel, de São Lourenço, disse que viu a notificação apenas ao acordar. "Minha mãe chegou a pensar na possibilidade de um maremoto, mas logo se tranquilizou ao lembrar que estamos cercados pela Serra da Mantiqueira", contou.


Cristiani Darling de Souza Spinola, supervisora de Coleta e Qualidade, também de São Lourenço, afirmou que o alerta pareceu crível. "Achei que poderia ter sido um abalo sem grandes consequências. Mesmo sendo um erro, acredito que é melhor um alerta equivocado do que a ausência de um em caso real", comentou.

Leia Também:


O aviso também foi recebido por moradores da capital paulista e do Rio de Janeiro. Entretanto, o Centro de Sismologia da USP informou que não houve registro de tremores na região. Segundo a instituição, "um evento dessa magnitude seria detectado tanto por estações sismográficas nacionais quanto por redes internacionais".


O sistema de alertas de terremoto do Android utiliza os sensores dos celulares para detectar possíveis tremores. Segundo o Google, os aparelhos funcionam como pequenos sismógrafos, identificando vibrações e alterações na inclinação dos dispositivos. Quando esses sensores registram um padrão de movimento suspeito, um aviso é emitido automaticamente para a região.


Apesar do alerta, a Defesa Civil de São Paulo afirmou que não houve ocorrências relacionadas a tremores. O Órgão de Monitoramento de Desastres Naturais do Rio de Janeiro também descartou qualquer abalo na região.


O Google informou que está investigando a causa do erro e que seguirá aprimorando seu sistema de detecção de sismos para evitar falhas futuras.

Créditos (Imagem de capa): Reprodução

Comentários:

Conexão TV Web

Publicado por:

Conexão TV Web

👉🏙🔺🇧🇷🌎 | Conteúdo de Pouso Alegre, com uma pitada do que acontece na região, no Brasil e no mundo! 🌐📍

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!