Uma égua resgatada em Pouso Alegre (MG) com um ferimento grave na cabeça foi levada na tarde desta segunda-feira (7) para o santuário “Filhos de Shanti”, em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. O animal foi encaminhado ao local para receber tratamento veterinário.
O equino foi encontrado abandonado em um terreno baldio no bairro São João, em condições precárias de saúde. A égua apresentava uma bicheira extensa na região da cabeça, que já havia corroído um dos olhos e parte do crânio.
A remoção até o santuário foi organizada pelo vereador Hélio da Van (PT), após contato com a protetora de animais Adriana Sula. Ela foi responsável pelo resgate e já havia articulado o acolhimento da égua junto ao santuário.
De acordo com informações divulgadas por Adriana Sula nas redes sociais, o animal começou a receber atendimento veterinário no novo local. A responsável pelo santuário, Rosângela Coelho, informou que a potranca passou por limpeza da ferida e aplicação de antibióticos. O próximo procedimento será a remoção do tecido necrosado, com posterior uso de cicatrizantes.
O tratamento deve se estender por um período estimado de três meses. A égua recebeu o nome de “Aruna” no santuário.
Créditos (Imagem de capa): Reprodução / santuariofilhosdeshanti
Comentários: